MUNDODOSAVOS.pt

::
0
Carrinho de Compras

Home

PESQUISA AVANÇADA
CONSULTA DE TERAPIA DA FALA

CONTATE-NOS 

 

    

 

Para Bebés, Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos 

Os adultos geralmente podem necessitar de terapia da fala após um acidente vascular cerebral ou episódio traumático que altere a sua capacidade de usar a linguagem. 

Áreas de intervenção 

- Linguagem oral: perturbações da aquisição e do desenvolvimento da linguagem da criança (atraso no desenvolvimento, pertutbações específicas da linguagem) e perturbações adquiridas da linguagem na criança e no adulto (pós AVC- acidente vascular cerebral, TCE- traumatismo craniano, demência); 
- Linguagem escrita: perturbações da aquisição e do desenvolvimento da leitura e da escrita (dislexia, disgrafia, disortografia) e perturbações adquiridas da leitura, escrita e do cálculo no adulto (pós AVC- acidente vascular cerebral, TCE- traumatismo craniano, demência);
- Fluência (gaguez)
- Articulação (dificuldades em articular sons de palavras, troca ou omissão de sons)
- Voz: rouquidão persistente em crianças e adultos (professores) mudançaa de voz nos rapazes, afonia (após laringectomia por cancro da laringe) 
- Deglutição: alterações no processo de mastigação e deglutição relacionadas com mal oclusões dentárias e deglutição atípica e disfagia orofaríngea (engolir, retenção de saliva, Doença de Parkinson);
- Interação e Comunicação (autismo)
Intervenção precoce em crianças com incapacidades (Síndrome de Down,paralisia cerebral, surdez)

 

Conceitos:

A terapia da fala intervém ao nível da comunicação humana e perturbações relacionadas com as patologias associadas à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita e a todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal 

 

Terapeuta da Fala é profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e tratamento de indivíduos de qualquer idade, com perturbações de comunicação ao nível da fala, voz, linguagem, articulação, fluência e da mastigação ou deglutição.

 

Perturbação da Fala

Critério: dificuldades persistentes que comprometam a inteligibilidade do discurso ou que comprometam a descodificação da comunicação verbal oral. Perturbação não especificada.

Perturbação da Fluência

- Alterações da fluência e do ritmo do discurso, que podem provocar ansiedade em comunicar com o outro. Surge durante o período precoce do desenvolvimento. 

- Pode observar-se quando a pessoa fala piscar dos olhos, tremor dos lábios ou da face, movimento anterior ou posterior da cabeça, alterações do padrão respiratório, movimentos da(s) mão(s), entre outros. 
Perturbação da linguagem

- Critérios: dificuldades persistentes muito aquém do esperado para a idade de aquisição e uso da linguagem falada, gestual, escrita, etc. devido a alterações na compreensão ou produção. 

 DSM-V

 

 

CATEGORIAS
INFORMAÇÃO
ÁREA DO CLIENTE
ONDE ESTAMOS

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © MUNDODOSAVOS.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios